Quando eu era criança, a tv da minha casa era preto e branca. E só tínhamos uma! Não tínhamos luxo, como é normal nos dias de hoje... Nem telefone fixo nós tínhamos, se precisasse ligar para alguém tinha que ser de orelhão, com ficha telefônica e em 3 minutos se não colocasse outra ficha, a ligação caía.
Éramos classe média, mas nem sonhávamos em ter nem metade do que a atual classe média de hoje possui.
Ir à praia, só de ônibus e passávamos o dia inteiro "torrando" no sol, não tinha essa conversa de protetor solar.
Pesquisa escolar era feita em bibliotecas, horas com a cara dentro dos livros para encontrar um pouco de informação, que nem sempre estava atualizada. Trabalho manuscrito, entregue em folha de papel pautado. Acho que a turma de hoje nem sabe o que é isso.
Pois é, sabíamos o número do telefone da casa dos amigos de cor.
E a diversão era ir ao único cinema da cidade, onde só passava filmes nas férias. Esperávamos um ano inteiro para ver as novas aventuras dos Trapalhões, e como nos divertíamos!!
Shopping Center só chegou por aqui quando eu já estava completando 18 anos e nem deu pra aproveitar muito já que me casei aos 19 anos e logo depois fui passar bastante tempo lá só que trabalhando...
Hoje a garotada ganha um celular aos 9 anos de idade, na maioria das vezes para facilitar o contato com os pais que passam o dia inteiro trabalhando, e os filhos tem cada vez mais atividades extras para ocupar o tempo, é inglês, informática, natação...
A informação chega a uma velocidade estonteante, via net, tablet ou i phone. O computador controla quase tudo, inclusive nossa vida, ele se tornou indispensável, principalmente para as empresas que delegam a ele por exemplo, controle de estoque , compras, logística etc.
Não podemos negar que tudo ficou muito mais fácil, por exemplo no caso de uma viagem, você pode
pesquisar tudo antecipadamente desde hospedagem, passeios, restaurantes, reservar as passagens e ainda verificar qual a situação climática da região que vc pretende visitar, tudo isso em questão de minutos.
Dentre todas estas vantagens que a tecnologia proporciona há também o risco, pois, infelismente existem pessoas mal intencionadas em todos os lugares e nem o mundo virtual escapa, são roubos de senha de cartões de crédito, fraudes, crimes de pedofilia e por aí vai... O cuidado precisa ser redobrado, e nem sempre nossos filhos compreendem a nossa preocupação.
Hoje você não consegue sair de casa sem levar pelo menos um aparelho celular, o que antes não existia agora se tornou indispensável, como se você fosse perder o contato com o mundo exterior.
Afinal, no ponto em que estamos, será que conseguiríamos viver sem tecnologia?
Comentários
Postar um comentário